terça-feira, 25 de maio de 2010

Pau-Brasil

É vergonhoso que a árvore da qual se originou o nome do nosso país e tem grande referencial na nossa história, esteja em processo de extinção, já que extinção propriamente dita, é considerada a partir da morte do ultimo indivíduo da espécie. Na maioria das cidades brasileiras não existe mais nenhuma árvore de Pau-Brasil, eventualmente são encontrados exemplares em alguns lugares. Rodolfo Rizzotto, coordenador do projeto Pau-Brasil - Plantar é preservar, deixa sua mensagem: “Nós queremos que as pessoas que possuem essas árvores, ou que sabem da localização de exemplares, nos informem, para que possamos fazer um mapeamento da árvore no Brasil e estimular as prefeituras e a sociedade para identificá-las e contribuir para a conscientização de que não podemos permitir que essa árvore se extinga. Seria um crime histórico”.
A exploração da árvore do pau-brasil veio a ser a primeira atividade econômica empreendida pelos portugueses em território brasileiro. Sua extração foi fácil, pois o pau-brasil estava localizado em florestas adjacentes ao litoral e havia um intercâmbio permanente com os índios, que talhavam e conduziam as toras em troca de mercadorias européias banais, tais como facões, machados, espelhos, panos, entre outras coisas. O pau-brasil só poderia ser retirado de nossas matas se houvesse uma autorização preliminar da Coroa Portuguesa e o acerto das taxas era estipulado por esta.

Curiosidades...
  • O pau-brasil era considerado extinto, quando em 1928 verificou-se a existência de uma árvore de pau-brasil em um lugar denominado Engenho São Bento, hoje Estação Ecológica da Tapacurá, pertencente à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP).
  • Atualmente, a espécie está tão ameaçada quanto diversas outras que povoam a Mata Atlântica, que apesar de ser um dos ecossistemas de maior diversidade é também um dos mais ameaçados do planeta. Para que a árvore do pau-brasil, tão importante para a nossa história, não se torne desconhecida, o Jardim Botânico de São Paulo implantou, em 1979, um “bosque de pau-brasil”, na intenção de preservá-lo para que mais brasileiros conheçam esta espécie.

Fonte: http://infoescola.com/ ; http://estradas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário