segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tem medo de escuro?

A energia foi uma brilhante descoberta do ser humano, e apartir dai, tornou-se indispensável. Mas ela, como tantos outros meios de comodidade disponiveis, é extraida da natureza. Sendo assim o seu desperdicio pode se tornar perigoso para nós e para o meio ambiente, não só pela conta de luz, mas pelos prejuízos ambientais que este pode causar. Um exemplo disso é a energia geotérmica que depende do vapor e da água extraídos do interior da Terra. Essas fontes tem um tempo natural de renovação, caso este não seja respeitado, a fonte secará por até cerca de um século.
Voltando nosso olhar para o cotidiano, observamos que a energia que mais se utiliza é a eletrica. É ela que move tudo que usamos: computador, chuveiro, televisão, rádio, geladeira, fogão, luz, aquecedor, ventilador, chapinha, DVD, máquina de lavar e secar roupas, barbeador, ... Além de indispensáveis, nos trazem muita comodidade. Mas como supracitado, o exagero no consumo não é a melhor alternativa para usar tais aparelhos da melhor maneira. Para isso, varias atitudes simples podem ser tomadas em nosso dia-a-dia colaborando assim para a economia de energia, como por exemplo:
-Evitar banhos demorados;
-Em épocas mais quentes diminuir a resistência do chuveiro elétrico;
-Dar preferência as lâmpadas mais econômicas;
-Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo;
-Depois de desligado o ferro de passar, pode-se aproveitar o calor para passar roupas leves;
-Não utilizar a parte posterior da geladeira para a secagem de roupas;
Essas sao apenas algumas das tantas alternativas que ainda existem.
A energia elétrica é tão importante e esta tão fixada à vida das pessoas, que não se pode imaginar um dia ou uma semana, muito menos um mês sem ela. Seria o caos. Atrazos, acidentes, mortes - os aparelhos médicos e hospitais também são abastecidos por esta energia-, falta de alimento, más condições de higiene, falta de água -e por estes motivos a incidência descontrolada de assaltos-, a comunicação para áreas distantes ficaria quase impossível - pois a maioria dos aparelhos de comunicação são eletricos -, o exorbitante prejuízo econômico que seria gerado, afinal TUDO estaria estático, parado no tempo, além de que a escuridão predominaria, o que é uma péssima noticia para quem tem medo de escuro. É claro que por instinto de sobrevivência o ser humano se adaptaria a estas bruscas mudanças, mas por estar tão acomodado a facilidade disponivel hoje , essa adaptação seria muito lerda e dolorosa.
O fato de que a situação citada acima pareça estar totalmente distante de nossa realidade nao nula a possibilidade de esta acontecer.Para tanto, esta preciosa energia é sim essencial e por isso deve ser usada de maneira reponsável e consciente, para que nós e também as próximas gerações possam ter acesso à seus beneficios.


Texto escrito por Milena baseado nas questões da Apostila Positivo de Geografia - Ensino Médio.

Um comentário: