terça-feira, 7 de setembro de 2010

Floresta Tropical

HOJE, A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO, SOFRE COM A CRUEL REALIDADE DE QUE PODE DESAPARECER. E CUIDADO, ELA FAZ PARTE DE VOCÊ!




As floresta Tropicais estão localizadas em terras baixas, por essa razão recebem em grande quantidade energia solar e precipitações. Isso facilita o desenvolvimento numa floresta onde as árvores podem atingir até 60m de altura. Quanto ao clima apresenta pequena amplitude térmica, e seus solos são geralmente pobres em nutrientes. Porém, essas zonas apresentam a maior biodiversidade do mundo, como por exemplo as florestas Amazônica e Atlântida.
Em contraponto à tanta vida, os impactos das mudanças ambientais climáticas sobre essas florestas e algumas espécies esta passando a ser significativo.
O cartaz acima exposto, feito pelos alunos do 1° ano- Bernardo, Eduardo e Cristian- veio ao encontro da finalidade do nosso blog, que visa lembrar as pessoas de um assunto que tanto se ouve falar e pouco é levado a sério, a preservação e a conscientização quanto ao meio ambiente. Deve-se lembrar que as atitudes hoje praticadas, não serão tão facilmente percebidas, pois o benefício é a longo prazo, mas não podemos fazer com que as próximas gerações paguem, ou levam como herança os nossos atos.

Autora: Bruna Neckel
Fontes: Apostila Positivo-1° série (pág 24) e www.ecodebate.com.br

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Preservação da Floresta Temperada



A Floresta Temperada foi bastante devastada pelos seres humanos, sendo substituída, principalmente, pela agricultura. Hoje, essa formação vegetal está restrita a poucos parques e reservas. Pensando nisso, as alunas do primeiro ano do Colégio Bom Conselho, Roberta, Mayara, Karina, Thaís e Gabriela, realizaram uma campanha de preservação da Floresta Temperada, que é caracterizada por um mosaico de hábitats e de espécies. O cartaz ilustra essa campanha, com o slogan "Preservando e garantindo o futuro", para que dessa maneira haja uma conscientização da importância da preservação dos bens naturais, não só pela parte dos alunos, como de todos, afinal, estaremos fazendo bem a nós mesmos, cuidando do nosso próprio futuro. Achamos muito importante ajudar na divulgação da mesma, pois toda a forma de preservar é válida, tanto as espécies ameaçadas, como as florestas.


Autoras: Maíra e Priscilla
Fonte: Wikipédia, Revista Galileu