sexta-feira, 23 de abril de 2010

Política Nacional do Meio Ambiente, o que é?

O Brasil , maior país da América Latina e quinto do mundo em área territorial,é o país detentor do maior patrimônio da biodiversidade, sendo 16% do seu território, áreas de proteção ambiental.
Razões pelas quais foi criada a Política Nacional do Meio Ambiente(dispostos em lei específica);tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental.Visando assegurar condições ao desenvolvimento socio-economico.
Padrão de qualidade ambiental, zoneamento, avaliação de impactos ambientais, licenciamento e revisão de atividades efetivas ou poluidoras, implantação de reservas, parques ecológicos e áreas de proteção, as penalidades disiplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental, são seus objetivos.

http://www.dominiopublico.gov.br/

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quase extinto


A União pela Preservação da Natureza divulga anualmente uma lista com as espécies em risco de extinção. O macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus xanthosternos), típico do Nordeste brasileiro, é classificado como criticamente ameaçado - o que indica que ele está quase extinto. A entidade atribui o declínio dos números do macaco - em 1994 ele era classificado apenas como em risco de extinção - à exigüidade de seu habitat natural e à caça.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Meio Ambiente pede socorro!



Existem cerca de 1.086 espécies de vegetais ameaçadas de extinção, e isso só no estado de São Paulo. Muitos estudos são feitos e poucas soluções são colocadas em prática. São poucos pesquisadores e pessoas que protegem o Meio Ambiente. A maioria das pessoas, assim como relatamos na postagem anterior, só quer enriquecer cada vez mais, não se importando se determinada área é restrita ou não, e principalmente deixando de lado a proteção do Meio Ambiente.
Uma lista dos vegetais em extinção foi elaborada de acordo com critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Entre as espécies mais ameaçadas, publicadas desde setembro de 2004 no Diário Oficial de São Paulo, os nomes conhecidos são o xaxim, a cabreúva e a araucária.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Processo Natural

O ciclo natural de morte e vida, extinção e evolução deveriam acontecer em sua própria velocidade. Este vídeo que postamos é focado exatamente nessa idéia, a ordem natural das coisas. A natureza faz tudo ao seu tempo, ou pelo menos tentava fazer antes das interrupções do ser humano. A extinção de plantas e vegetais não foge desta idéia, como foi mostrado no documentário, a extinção pode até ser inevitável, mas não precisa ser acelerada, pois existe o processo natural de extinção, devido a fatores climáticos, condições de vida, e tantos outros fatores que fazem que com uma espécie não sobreviva para sempre. Apesar disso, parece que o ser humano insiste em apressar as coisas para satisfazer desejos próprios, a grande maioria com fins lucrativos. Mas até onde os lucros materiais compensam a perda da natureza?

Os números são preocupantes, mamíferos, pássaros, peixes, répteis, anfíbios, invertebrados e plantas, vem tendo taxas elevadíssimas de extinção em diversos países. E o que fazer para diminuir estas taxas? Como evitar a extinção de tantas espécies? Infelizmente não temos força para um ato com tanto impacto, porém, a conscientização a respeito da gravidade da situação já é um grande e importante passo, e é o que nós esperamos através desse blog.

"Não precisamos nos maravilhar com a extinção, se temos de maravilhar-ser que seja na nossa presunção." - Charles Darwin

Vegetais também correm perigos!


Olá pessoal. Atravéz do post de hoje queremos compartilhar mais uma notícia alarmante com a qual nos deparamos hoje.

Cientistas da Carolina do Norte e de Saint Louis , em entrtevista a revista norte-amaricana Science, divulga que quase metade das espécies de plantas da Terra, podem estar em processo de extinção. Para chegar a esa proporção eles calcularam o número total de espécies únicas a determinado país e descobriram que o indicador se aproxima do número de plantas ameaçadas neste mesmo local. Apresentam a nós como exemplo o Equador, que tem cerca de 4mil espécies únicas e 3,5mil estão ameaçadas.

Inclusos a estes números temos os nossos ricos vegetais, que crescem em progressão aritmética enquanto o poder transformador do ser humano cresce em progressão geométrica.

Mas ainda temos a esperança da conscientização em massa sobre o tema. Nós alunas por exemplo ja estamos fazendo a nossa parte, juntamente com a escola, e esperamos que mais pessoas unam-se a nós com o intuito de ver um futuro em que esses problemas não cresçam tão veloz.


terça-feira, 13 de abril de 2010

Não somos superiores a nada nem ninguém

Domínio Humano
É justo matar, para saciar?
Mas certos bastardos matam apenas por prazer
Muitos animais em extinção
Mas os caçadores matam todos sem perdão
Destroem o verde e destroem os animais
Quando irão deixar a natureza em paz?
O verde virou cinzas em animal exposição,
Rios poluídos e florestas devastadas
O índio está sumindo com toda a sua cultura
É o domínio humano sobre a natureza
Destroem o verde e destroem os animais
Quando irão deixar a natureza em paz?

Estávamos nos aprofundando em nosso tema, quando encontramos a música da banda Última Marcha, Domínio Humano. Achamos muito interessante trazer para o nosso blog, pois a música conseguiu retratar uma revolta geral a respeito das espécies ameaçadas. Será uma questão de princípios, ou o homem simplesmente acredita ser superior perante todos os demais seres? Independente das diversas opiniões, uma coisa é certa, temos um bem natural em nossas mãos, e não podemos destruí-lo, afinal, todos nós precisamos da nossa mãe natureza e de tudo que há nela, até mesmo para respirar.

Um pouco da história dos animais ameaçados

Só gostamos do que entendemos, e só entendemos o que conhecemos bem. Conhecer algumas das espécies ameaçadas de extinção talvez nos leve a compreender melhor a importância de protegê-las.
O urso panda, por exemplo. Escolhido para ser o símbolo de todos os animais ameaçados de extinção, possui um olhar desamparado e movimentos desengonçados por conta do seu peso: 130 quilos, muito para a sua pouca estatura, de apenas um metro e meio. Pois é justamente esse jeito atrapalhado e a aparência de urso de pelúcia que conquistam a simpatia imediata de quem o vê. Natural, portanto, o panda ter se tornado símbolo da luta contra a extinção de animais que, como ele, não têm como se defender da degradação da natureza, imposta por nós, homens. Facilmente encontrados, tempos atrás, na China e no norte do Vietnã, são atualmente apenas 1.000 no mundo. Isto se deve à devastação das florestas da Ásia e à intensa caça, em busca de sua pele. Vegetarianos e de hábitos solitários, os poucos ursos pandas que restam vivem, hoje, em reservas florestais ou cativeiros. - Dados do IBGE



quarta-feira, 7 de abril de 2010

Fique ligado...

Espécies ameaçadas não é um assunto muito comum e que interessem a todos, principalmente os jovens, porém é um tema muito atual e de grande relevância para a nossa realidade. Com a redução das florestas e o tráfico de animais silvestres, muitas espécies de animais estão entrando em extinção. Governos de diversos países e sociedades protetoras de animais tem investido recursos para evitar tal violência contra os mesmos. Não são apenas eles os ameaçados, apesar de não ser do conhecimento de todos, o reino verde dos seres vivos, ou seja, os vegetais, englobando plantas, algas, gramas, frutas, verduras, legumes, pragas, ervas, entre outros, também estão sendo ameaçados e uma das causas é o aquecimento global, decorrente, em grande parte, das ações antrópicas.Como vocês puderam notar, as espécies de animais e vegetais ameaçadas envolvem diversos outros assuntos atuais, e a partir de agora vocês poderão acompanhar em nosso blog.

Beijos, XoXo!